17/07/2025
Diretoria inicia estruturação de programas guarda-chuvas para o Comitê do Rio Paranaíba
GERAL

Os chamados “programas guarda-chuvas” são estruturas organizacionais amplas que abrigam, articulam e coordenam diversos projetos ou ações técnicas relacionadas - voltados a um mesmo objetivo estratégico ou área temática - de forma integrada, coerente e complementar, evitando duplicidade de esforços e otimizando recursos.
Programas bem estruturados aumentam a credibilidade perante financiadores e órgãos de controle, pois demonstram planejamento estratégico e sustentabilidade, o que facilita a captação de recursos financeiros e celebração de parcerias técnicas. Eles, ainda, permitem criar indicadores de impacto e desempenho de forma mais ampla e sistematizada, o que favorece a análise de resultados; correção de rumos; e aprendizagem institucional para futuras ações.
Neste sentido, a Diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba) tem dedicado esforços para a formatação destes programas, de forma que estejam alinhados ao Plano Integrado de Recursos Hídricos (Pirh) do Paranaíba e, ainda, à proposta de Plano de Aplicação Plurianual (PAP), que deverá ser finalizada em setembro deste ano para apreciação do plenário.
As propostas foram dialogadas durante a 8ª Reunião da Diretoria, que aconteceu nos dias 14 e 15 de julho, presencialmente, em Araguari/MG e Uberlândia/MG, respectivamente. Na ocasião, outros temas estratégicos também foram abordados junto à entidade delegatária à agência de água, Abha Gestão de Águas, para aprimoramento dos trabalhos desenvolvidos para o Comitê do Rio Paranaíba.